Parcerias para PD&I – Unioeste aprova novo regulamento para atividades de pesquisa

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) aprovou, em reunião ordinária realizada no dia 5 de dezembro de 2024, a Resolução nº 192/2024-CEPE, que estabelece diretrizes para a proposição, tramitação, alteração e acompanhamento das atividades de pesquisa na instituição.

Com a nova regulamentação, que entra em vigor imediatamente, a Unioeste busca aprimorar a organização e a gestão da pesquisa, incentivando a produção científica e tecnológica, além de fortalecer a articulação entre ensino, pesquisa e extensão. A norma também revoga resoluções anteriores sobre o tema.

Entre as principais mudanças, a resolução define critérios para a criação e manutenção de grupos de pesquisa, regulamenta a vinculação de pesquisadores, estabelece regras para projetos financiados por órgãos externos e reforça exigências éticas, como a necessidade de aprovação em comitês especializados para pesquisas envolvendo seres humanos, animais ou patrimônio genético.

Além disso, o regulamento incentiva parcerias com empresas e outras instituições, possibilitando projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), em conformidade com a Política Institucional de Inovação e Empreendedorismo da Unioeste.

Pesquisadores e docentes da universidade devem atualizar seus projetos junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) até 31 de julho de 2025, conforme o novo regulamento.

A íntegra da resolução pode ser acessada na Página de PD&I.

Compartilhe: