Jaw System Age Group X
LINGUAGEM: PYTHON
O software tem como objetivo auxiliar na redução do custo da Osteoporose no Brasil, servindo como um pré-filtro para a realização do exame de densitometria óssea (DXA). Assim, evitam-se gastos com exames desnecessários, onde o paciente não possui indicativo claro de baixa densidade óssea. Auxilia na utilização mais consciente dos poucos equipamentos que realizam tal exame no território nacional (SUS), reduzindo o tempo de espera por esse exame. Além de subsidiar informações para dentistas realizar implantes em mandíbulas de seus pacientes. Com o passar do tempo, o software pode ser treinado novamente para melhorar sua performance.
As imagens de exames tomográficos cone beam sofrem processo de segmentação de imagens visando preservar apenas as estruturas trabeculares da mandíbula do paciente, descartando os demais tecidos ósseos e os tecidos moles. Após a segmentação utiliza-se uma rede neural convolucional para classificar as imagens com o objetivo de estimar a faixa etária das estruturas trabeculares ósseas do exame, de acordo com o sexo do paciente, comparando-a com sua idade real. Assim, pode-se associar às estruturas ósseas trabeculares um rótulo “normal” ou “anormal”.
Como exemplo, suponha que o paciente (do sexo masculino) está na faixa de 18 a 35 anos, e seu exame tomográfico, avaliado pelo software, classifica-o na faixa etária de 51 a 71 anos; neste caso há indícios de que a estrutura óssea do paciente está comprometida, indicando uma possível redução em sua densidade óssea. Desta forma o software pode ser empregado com um pré-filtro para encaminhamento deste paciente para um profissional de saúde que avaliará a situação do paciente e poderá solicitar a realização de exame de DXA, considerado o padrão-ouro no diagnóstico de osteoporose.