Explore nossa seção de Perguntas Frequentes e esclareça suas dúvidas sobre inovação, empreendedorismo e serviços oferecidos pela Unioeste INOVA. Nossa equipe preparou respostas para ajudar você a entender melhor nossas iniciativas e como podemos te apoiar.
Patente é um título de propriedade que garante ao titular o direito exclusivo sobre uma invenção ou modelo de utilidade, por um determinado período.
Existem duas modalidades:
Patente de Invenção: 20 anos a partir do depósito, se concedida pelo INPI.
Modelo de Utilidade: 15 anos a partir do depósito, se concedida pelo INPI.
O titular tem o direito de impedir terceiros de produzir, usar, colocar à venda, vender ou importar, sem o seu consentimento, o produto objeto de patente ou o processo ou produto obtido diretamente por processo patenteado.
Terceiros só poderão explorá-la mediante autorização (licença) do titular, mediante remuneração ou não
Não. A patente depositada no Brasil só tem validade em território nacional. Para proteção em outros países, é necessário realizar o depósito também no(s) país(es) desejado(s).
É todo sinal visual que identifica e distingue produtos ou serviços.
O registro garante ao titular o direito exclusivo de uso e protege contra o uso indevido por terceiros, conferindo segurança jurídica e fortalecendo a identidade perante seu público de interesse.
A marca registrada tem validade de 10 anos, podendo ser renovada sucessivamente por períodos iguais.
O registro assegura os direitos autorais sobre o código-fonte, conferindo proteção legal e segurança contra cópias ou usos não autorizados.
O direito autoral sobre o software é válido por 50 anos, contados a partir do dia 1º de janeiro do ano seguinte à criação.
É o processo de transferir conhecimentos e tecnologias da universidade para empresas, cooperativas, startups ou organizações sociais, promovendo inovação e desenvolvimento.
É a autorização, mediante contrato, para que terceiros possam explorar uma tecnologia ou ativo da universidade de forma remunerada ou gratuita.
Empresas, cooperativas, instituições públicas ou privadas e startups podem licenciar ativos tecnológicos da Unioeste, mediante negociação formal com a Unioeste INOVA.
Sim. Atuamos no estímulo e apoio ao empreendedorismo acadêmico e à criação de startups de base tecnológica ou social.
É o apoio estruturado a empreendimentos inovadores, oferecendo consultorias, espaço físico, capacitações e conexão com o ecossistema de inovação por meio das incubadoras da Unioeste, as UNIHUBs.
Empreendedores, estudantes, pesquisadores e empresas com propostas inovadoras podem submeter projetos para ingresso nas incubadoras (UNIHUBs) da universidade.
As Empresas Juniores são associações civis sem fins lucrativos, formadas e geridas por estudantes da Unioeste, que oferecem serviços e soluções para o mercado. Elas são apoiadas pela Unioeste INOVA e fazem parte do ecossistema de empreendedorismo da universidade, estimulando a formação prática e o desenvolvimento de negócios.